Queda de pelos das sobrancelhas. Entenda as causas!

Olá Meninas,

Não sei se todas as minhas leitoras sabem que eu sou designer de sobrancelhas e aqui no meu espaço eu atendo muitas clientes que se queixam de que estão com queda de pelos nas sobrancelhas e ouras que eu explico que é possível isso acontecer.

Mas como se trata de uma dúvida muito frequente e gera muitas perguntas eu resolvi pesquisar melhor e trazer algumas das causas e como evitar que isso aconteça ou até mesmo alguns tratamentos e produtos que auxiliam na redução dessa queda.

Primeiro precisamos entender uma diferença. Que é a queda de pelos e outra é a perda permanente dos pelos.  A queda acontece por inúmeras causas, mas jamais por remoção com pinça. Agora a remoção de pelos de forma errada continuamente pode causar a perda permanente das sobrancelhas. Isso acontece com aquelas mulheres que modelavam as sobrancelhas bem “fininhas” porque já foi “moda”.

Causas de quedas de pelos:

  • por alguns medicamentos como algumas pílulas anticoncepcionais, principalmente em mulheres com predispostas geneticamente ao rareamento dos fios. Tratamentos quimioterápicos e outras drogas como certos ansiolíticos.
  • Dermatites seborreica em face. O eczema é uma doença que causa pele extremamente seca, que invariavelmente é acompanhada de edema (inchaço) e eritema (vermelhidão), podendo ocorrer prurido (coceira) e descamação. A pele pode irromper em manchas vermelhas ou acastanhadas que podem afetar o couro cabeludo, face, região de orelhas, tanto intra (dentro) como periauriculares (ao redor das orelhas). Não é incomum o eczema afetar as pálpebras; coçar excessivamente o rosto ou as pálpebras pode levar a perda de pelos das sobrancelhas e cílios
  • Doenças autoimunes como a Alopecia Areata, também podem acarretar na perda dos pelos do corpo, por sua vez também a queda dos pelos das sobrancelhas. A causa dessa doença é genética, isso significa que há um histórico genético, por isso é importante procurar um médico em caso de perceber que esta acontecendo uma queda de pelo no corpo em geral. Outra doença autoimune é o Lúpus sistêmico onde o corpo ataca a si mesmo, afetando orgãos vitais e um dos sintomas é a queda de pelos e coceiras faciais.

Em todos esses casos é necessário consultar um demartologista e verificar o melhor tratamentos e fazer exames para estudar as causas.

No mercado existem alguns produtos que auxiliam na recuperação e no crescimento dos pelos.

São eles:

o Minoxidil é muito usado para quem tem queda de cabelo. O Minoxidil ajuda a revitalizar a raiz do pelo e do cabelo, normalizar o ciclo do folículo, prolongando a fase anágena ou de crescimento. Ele também tem a função de estimular a vascularização do couro cabeludo e da raiz das sobrancelhas e cílios, permitindo oxigenação da área.O VFG é a última novidade para crescimento capilar, conhecido com Fator de Crescimento Vascular e está sendo usado em vários produtos cosméticos pra renovação de fios.
O VGF , fator de crescimento vascular, estimula o crescimento capilar, facilita a nutrição do folículo capilar e induz à angiogênese (formação de novos capilares sanguíneos), melhorando a nutrição do bulbo e folículo.

Bimatoprosta é usado por pessoas que tem glaucoma. Mas nesses pacientes foi observado um crescimento considerável dos cílios, por isso algumas pessoas passaram a usar a substância também para o crescimento de pelos das sobrancelhas

Existem ainda marca de cosméticos que oferecem séruns que contém queratina, pantenol e extrato de aloe vera. Como, a marca da blogueira Marina Smith para a Sephora e o sérum da Mary Kay.

Todos devem ser aplicados somente nas sobrancelhas e massageando.

sobrancelhasperfeitasImagem: @belleybakerbrows

Dicas e cuidados:

Muitas vezes a maioria das vezes a queda também ocorre por estresse, por isso deve-se observar se no período da queda a pessoa esta passando por algum momento estressante de ansiedade e mudanças. Então, procure auxilio mais naturais para que você consiga controlar sua ansiedade nesses períodos:)

O nosso organismo também envelhece e com isso com o passar da idade a tendência natural é que os pelos fiquem cada vez mais ralos no corpo todo, portanto as sobrancelhas entram nesse grupo. E quanto a perda permanente dos pelos, hoje no mercado há alternativas como a micropigmentação com procedimentos que duram de 6 meses as 1 ano.

Mas você pode também fazer massagens ou com um pente próprio para sobrancelhas e delicadamente ir penteando as sobrancelhas, assim promove um estimulo.

Ao usar pincéis e lápis para corrigir falhas, não aplique muita forma nas mãos, segure no final do lápis ou pincel assim vai aplicar menos forma. Aplicar com muita forma o produto nas suas sobrancelhas pode acontecer remoção de pelos no local.

Ao lavar ou remover a maquiagem, não esfregue a região das sobrancelhas. Também importante evitar coçar com força as sobrancelhas

Também é muito importante ir regularmente a um(a) profissional capacitado ( Designer de Sobrancelhas) para modelar as sobrancelhas e remover os pelos corretamente.

Bom, meninas espero que tenha ajudado a tirar algumas dúvidas.

Beijão

Nanda

 

.

 

fonte: centro de medicina capilar

 

Anúncios

Comments

  1. Adorei! Vou procurar um design para arrumar minhas sobrancelhas que passei anos estrangando. Agora que vi perceber o quanto faz falta minhas sobrancelhas peludas que eu tinha😭 estou usando minoxidil, ja cresceu alguns pelinhos mas demora bastante, mas vou ter paciência e esperar crescer para poder ir ao design, henna ajuda no crescimento ou é mito?

    • Que bom q gostou Leila!! Sim para arrumar as sobrancelhas precisa de muita paciência rsrs. então pelo que eu sei não ha nada comprovado que henna faz crescer pelos nas sobrancelhas, mas eu percebo que algumas. Clientes ha um aumento sim, mas eu indico principalmente para as Meninas que ficando coçando de vontade de tirar aqueles pelinhos que estão crescendo. Assim preenchida elas ficam Mais a vontade. Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: